A importância da Contribuição Sindical

29-01-2018

A importância da Contribuição Sindical

Prezado biomédico,

As novas leis trabalhistas, em vigor desde o dia 11 de novembro de 2017, tornaram facultativo o recolhimento da Contribuição Sindical pelo empregado. Antes da Reforma Trabalhista o pagamento era compulsório - e correspondia à remuneração de um dia de trabalho - para todos aqueles que participavam de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independentemente de serem associados a um sindicato.

Pelas novas regras, todo profissional tem o direito de optar pela continuidade do pagamento. Porém, para a manutenção de um Sindicato forte e representativo, é fundamental contar com a participação de todos.

A escolha pelo não pagamento resulta no enfraquecimento do Sindicato da categoria, uma vez que a Contribuição Sindical representa a principal fonte de renda da instituição. Dessa forma, os biomédicos do Estado passarão a estar cada vez mais desassistidos na defesa de seus direitos e sós na luta por novas conquistas.

Perde-se a representatividade e o poder de negociação junto ao empregador, pois é o Sindicato quem tem a condição de garantir que a relação de trabalho seja justa, honesta e igualitária. É o Sindicato o responsável por representar os biomédicos nas convenções coletivas, homologações, perante órgãos públicos e privados, sempre visando a garantia de direitos e benefícios.

Quem acompanha a trajetória do SINBIESP, desde a sua fundação, em novembro de 2003, sabe as dificuldades superadas ao longo dos últimos anos, desde o aumento do piso salarial e conquistas de benefícios até o reconhecimento das competências e habilidades de seus profissionais por parte de instituições privadas e na esfera pública. O Sindicato atuou e atua na justiça em defesa da participação dos biomédicos em concursos públicos e no quadro do funcionalismo público em todo o Estado de São Paulo. Ao lado dos sindicatos das demais profissões da saúde, trabalha pela preservação dos direitos adquiridos em forma de lei e pela valorização de seus profissionais.

Diante deste novo cenário das relações de trabalho, com as recentes mudanças nas leis trabalhistas - que, acredita-se, deverão enfraquecer as garantias do empregado -, a manutenção dos sindicatos das categorias será essencial para a segurança do trabalhador.

Portanto, ao biomédico interessado em preservar os seus direitos é fundamental continuar a colaborar com o sindicato da categoria.

O custo da contribuição acordado em Assembleia Geral da categoria é de 120 reais para o exercício de 2018, o mesmo valor oferecido há três anos consecutivos, sem reajuste.

Acesse aqui o boleto de contribuição e siga as instruções para a emissão.

Conto com a colaboração de todos!

 

Dr. Luiz Guedes

Presidente do SINBIESP