O biomédico

13-11-2007

Está no sentimento do ser humano a procura de uma melhor qualidade de vida para si e um relacionamento harmonioso com o meio onde ele se encontra. Para tanto, procura compreender as ocorrências que surgem no dia a dia, bem como os fenômenos que se verificam a sua volta.

São inúmeras as possibilidades de trabalho que ele pode exercer no mundo em que vive, mas um campo de atuação parece necessitar de pessoas com qualidades especiais, caracterizadas pela sensibilidade, espírito de cooperação, perseverança, responsabilidade e respeito ao próximo.

O biomédico, um profissional que possui esta condição, é relativamente novo na área da saúde, tendo conquistado o seu espaço de trabalho e respeito por outros profissionais do mesmo setor, graças a sua competência efetivamente demonstrada ao longo de sua atuação.

As pessoas que dedicam seu tempo nesta área cumprem uma tarefa sublime, por estarem voltadas para o que há de mais valioso ao ser humano, ou seja, a saúde e o seu bem-estar.

A interação do microcosmo, representado pelo organismo humano, com o macrocosmo, relativo ao meio ambiente, onde se encontra o homem, proporciona ao biomédico um campo infinito de atuação e o coloca em posição de destaque entre as pessoas, pela complexidade de seu trabalho e por se tratar de um profissional envolvido com os processos biológicos cujos interesses visem atender o equilíbrio da vida em si, bem como a sua harmonia em relação ao ambiente onde ela acontece.

Utilizando métodos apropriados, nos mais diferentes setores científicos, contribui para a cura ou, quando isso não é possível, para o abrandamento ou o controle das moléstias daqueles que foram atingidos pelas amargas circunstâncias da vida.

Outras vezes, atua como elemento participante dos cuidados relativos ao meio ambiente, agindo no sentido de que o mesmo seja compatível com a vida, já que o homem, muitas vezes, visando somente aos seus interesses, pode alterar essa condição.

Se movido pelo desejo de elucidar, ou por necessidade de dar continuidade a um propósito que vise concluir uma tarefa, se aferrenha nos estudos e avança em direção a um objetivo que atenda as exigências do conhecimento específico.

Quando atua no microcosmo, sonda as profundezas da matéria, equacionando a interação das partículas entre si, bem como as permutas energéticas que decorrem de tal processo. Traz à luz da compreensão as respostas produzidas pela ação dos estímulos mesurados e dirigidos para um determinado fim, com as respectivas reações orgânicas consequentes.

Outras vezes, trabalha com afinco como professor do mundo científico, ensinando o caminho das pesquisas, quantificando seus achados no meio ambiente de estudo e demonstrando suas teses. Sente-se jubilado com a incorporação dos conhecimentos por seus discípulos e as suas consequentes melhoras, proporcionando, desta maneira, a contribuição com sua parcela de responsabilidade social, voltada para elevar o nível de entendimento dos que participam desse universo.

Com outras palavras, o biomédico é um profissional que tem a responsabilidade da participação no quadro da boa saúde, do desenvolvimento científico e do zelo com o ambiente onde as pessoas se encontram, estando, reconhecidamente, capacitado para atuar nos processos que conduzam a essas finalidades.

João Chevtchuk é membro da Associação Biomédica de Acupuntura (ABIOMAC)